Saiba tudo sobre o feijão e seus benefícios!
– O feijão é uma semente com alto valor nutritivo, principalmente ferro.
– É um alimento rico em proteínas vegetais.
– Possui também um alto valor calórico, sendo que 100 gramas de feijão apresenta 330 calorias.
– No Brasil, é muito consumido em combinação com o arroz e também para fazer a feijoada.
– Possui uma boa quantidade de fibras, cada 100 gramas de feijão apresenta, em média, 19 gramas de fibras.
– Ele é produzido durante todos os meses do ano.
– Além do ferro, possui os seguintes sais minerais (potássio, fósforo e cálcio).
Quantos tipos de feijão existem?
Há 14 tipos de feijão disponíveis para consumo, são eles: Azuki, Branco, Bolinha, Carioca, Fradinho, Jalo, Roxo, Moyashi, Preto, Rajado, Rosinha, Roxinho, Verde e o Vermelho, sendo que os mais consumidos no Brasil são: carioquinha, preto, de corda, jalo, branco, rosado, fradinho, rajado e bolinha.
Qual o melhor feijão para nossa saúde?
Não há um melhor para saúde, o ideal é escolher de acordo com a sua necessidade e paladar. O feijão branco, por exemplo, retarda a absorção de açúcar no sangue e ajuda a emagrecer, já o feijão Moyashi, também conhecido como broto de feijão é de fácil digestão e reduz sintomas de TPM.
Existe uma maneira correta de se cozinhar o feijão, devemos ou não deixar o feijão de molho?
Deixar o feijão de molho facilita o tempo de cozimento e também reduz a presença de substâncias, chamadas fitatos que estão nas leguminosas. Os fitatos além de provocarem flatulência também podem diminuir a absorção de alguns minerais.
É verdade que feijão causa gases?
Não só o feijão causa gases em algumas pessoas, como também as outras leguminosas (lentilha, grão de bico, soja, tremoço). Isto acontece pela presença da substância fitato que fermenta no intestino.
É bom ou ruim consumir feijão todos os dias?
Comer feijão todos os dias faz bem sim. O feijão é uma excelente proteína, e associado a outro alimento como o arroz, faz a união nutricional perfeita!
Comer feijão cura mesmo a anemia?
Não podemos afirmar que cura a anemia, mas é uma importante fonte de ferro que pode auxiliar no combate da anemia, para potencializar o ferro do feijão, o ideal é que ele seja consumido com uma fonte de vitamina C (laranja, limão, acerola, goiaba) em forma de suco ou mesmo a fruta logo após o almoço ou jantar.