Orvalho Verde

O desafio de se tornar vegetariano

É tão difícil se tornar vegetariano?

Virar vegetariano é uma decisão que assusta algumas pessoas, mas encanta muitas outras, principalmente quando essa escolha vem de forma genuína e espontânea.

Muitas vezes não abraçamos a ideia por medo de restringir a alimentação, quando na verdade o que acontece é uma abertura ampla de novos sabores, texturas e grande diversidade de alimentos que antes, muitas vezes, nem sequer eram conhecidos.

Reduzir o consumo de carnes e aumentar o de frutas, legumes e verduras, não representam apenas mudança no hábito alimentar daqueles que prezam por uma alimentação saudável, mas a continuidade de um processo histórico na relação do homem com os alimentos.

Adotar hábitos do vegetarianismo, numa sociedade carnívora, não é tão simples assim. As dificuldades apontadas por quem aboliu a carne das refeições são inúmeras, principalmente em viagens, festas familiares e em restaurantes que muitas vezes limitam a alimentação à vegetarianos somente em saladas.

Além de saudável, a alimentação vegetariana totalmente livre de carne é benéfica ao meio ambiente, aos animais, à sociedade e à saúde. A própria Organização das Nações Unidas, afirma que o apetite humano por carne e laticínio é uma ameaça ao planeta. Ainda que, por questões culturais, restaurantes e mercados estejam lotados de derivados animais, tornar-se vegetariano não é tão difícil.

Fazemos parte do processo de transformação do mundo, não podemos esperar que o mercado se converta para então aderir à essa postura ética, nossas escolhas individuais fazem a diferença na vida dos animais.

Por esses motivos todos, resolvemos listar alguns pontos que nos farão capazes de levantar a bandeira do vegetarianismo:

  1. Pense que vai se alimentar melhor e de forma saudável, vai cortar a gordura, ficar livre das químicas e hormônios presentes nas carnes e manter o peso em dia facilmente.
  2. Reduza o consumo aos poucos: primeiro tire a carne vermelha, depois de um mês, o frango e, por último, o peixe. A ideia não é cortar tudo, mas sim incluir novos alimentos à sua dieta e se surpreender com as possibilidades.
  3. Muitos pensem que cozinhar comida vegetariana é difícil e mais cara, mas não é bem assim. É possível criar pratos saborosos, práticos e rápidos sem qualquer adição de carne, um exemplo é o macarrão que é muito simples de preparar e pode ser feito de diversas formas, como por exemplo, com um molho ao sugo e proteína de soja, que custa a metade do valor da carne bovina.
  4. O mundo vegetariano se tornou muito mais prático, você sempre encontrará versões vegetarianas ou veganas para os seus pratos favoritos, basta procurar! Atualmente podemos encontrar tofu defumado que tem um sabor parecido ao bacon. Se quer comer um bife, troque-o pela versão de soja. Uma feijoada vegetariana vai tudo, menos carne animal para dar a vez a ingredientes mais leves e nutritivos.
  5. A proteína de soja é mais barata do que a carne bovina ou branca e também não é difícil de encontrar o chamado PVT (proteína vegetal texturizada) nos mercados do pais e em diversas versões. Além disso, a soja texturizada rende muito mais e tem um valor nutricional mais alto.
  6. No geral, grande parte das redes de fast food em nosso país, tem opções que não levam carne no prato. Peça um espaguete ao sugo no Spolleto, uma esfirra de espinafre no Habibs ou o lanche vegetariano do Subway e bom apetite!
  7. Se você conseguir levar a própria comida para o trabalho, perfeito! Mas também não se esqueça dos lanchinhos, como as frutas de fácil transporte, bolachas integrais, pão de forma com queijo, mini cenouras e o que mais desejar. O mais importante é não passar fome, pois se isso acontecer, as chances de você cair em tentação por algo que vá carne é bem maior!
  8. Não fuja de churrascos, pois churrasco não é só lugar de carnívoros, e sim, o evento pode ser igualmente divertido se você souber se adequar, assim como em todas as mudanças que enfrentará neste caminho. Troque a carne por legumes, espetinho de queijo coalho, proteína de soja ou cogumelos, assim você come bem, não passa fome e ainda pode beber, dançar e cantar com os carnívoros.
  9. Se você pensa que só a soja consegue fornecer proteína para os vegetarianos, se enganou completamente. Existe uma infinidade de alimentos com alto valor nutricional, por isso, quando se tornar vegetariano, o mais importante a se fazer é procurar informações nutricionais sobre os alimentos e irá se espantar com tudo o que você tem de opção e saberá que a carne nem te fará falta.

O mais importante de se tornar vegetariano é ter em mente o quanto contribuirá com o meio ambiente, o quanto fará bem a sua saúde e principalmente o quanto dirá não a violência aos animais!