Orvalho Verde

Leites Vegetais

Tudo o que você precisa saber sobre leite vegetais!

Atualmente já é possível encontrar na maioria dos supermercados do país, diversos tipos de leites vegetais , derivados de sementes ou cereais vegetais como a soja, aveia, arroz, coco, quinoa, amêndoas, entre outros. Alguns são mais comuns e baratos como o de soja, outros mais caros e difíceis de encontrar, como o de nozes.

Esses leites são uma ótima opção para quem deseja variar o cardápio ou mesmo optar por uma dieta mais restrita como os vegans e também para aqueles que possuem intolerância a lactose, alergia ao leite de origem animal. O leite da aveia tem um sabor diferente do leite de amêndoas por exemplo, da mesma  forma que o leite de aveia é mais rico em amidos e o de amêndoas é uma melhor fonte de gorduras boas.

Além disso, os leites vegetais são muito recomendados por nutricionistas funcionais por serem uma ótima fonte de minerais, fibras e nutrientes. Possuem valores e funções nutricionais bem distintos ao dos apresentados no leite de vaca, mas um não substitui o outro quando falamos em valores nutricionais.

Importante lembrar que o leite de vaca tem vários benefícios para o organismo, com nutrientes de qualidade e fácil absorção como o cálcio, que é super importante para a saúde dos ossos, unhas e dentes. Além de ser ricos em proteínas, e outros minerais.

Porém o valor nada convidativo de alguns desses leites prontos, assusta um pouco, mesmo ainda sendo caro essas bebidas por aqui, você pode consumir seu leite vegetal feito em casa!

O melhor de tudo, em se tratando de leite vegetal, é que dá pra variar tanto no sabor quanto os valores nutricionais. Esses leites, dependendo do grão que são feitos, podem representar ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras para o organismo e com sabores únicos.

Os leites vegetais podem ser uma ótima opção alimentar para quem quer diminuir o consumo de leite de origem animal ou mesmo retirá-lo do cardápio diário, e o melhor da história ao adotar novos leites em sua dieta é que você não vai sofrer por falta de nutrientes, pelo contrário, irá ganhar em fibras, minerais e saúde, além de poder preparar receitas deliciosas e saborosas.

Mas atenção! Quem optar por uma dieta sem leite de origem animal, precisa compensar com outros alimentos para suprir as necessidades do organismo.