Kefir de leite, bebida saudável e deliciosa!
O que é kefir?
É um probiótico que teve origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. É produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.
Tanto o iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus.
O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.
Pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco, amêndoas, aveia ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir no leite e armazenando adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 12 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma cíclica, por tempo indeterminado.
Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool na sua composição.
Todos esses microorganismos utilizados na produção de leites fermentados possuem efeitos desejáveis ao organismo e, portanto, são considerados seguros. Possuem a característica de resistir ao suco gástrico, sais biliares e de se adequar à possível presença de antibióticos. Desta forma chegam vivos ao intestino em quantidades suficientes para promover efeitos benéficos e auxiliares na redução de riscos de algumas doenças.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- Incrementa o valor biológico das proteínas do leite.
- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas, e assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
- Sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca.
- Sintetiza vitaminas do complexo B.
- Aumenta a resistência à infecções,
- Ativa o sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de Sida (síndrome de fadiga crônica), cancro e herpes.
- Efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- Restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protetora.
- Regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de constipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
- Diminui o risco de cancro , principalmente de cólon.
- Diminui a fração do LDL colesterol.
- Estudos realizados no Japão revelam ação anti-carcinogénica do kefir; os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor.
O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma ótima saúde e aumento da longevidade.
INSTRUÇÕES PARA PREPARAR O “KEFIR”
- Colocar ¾ de leite (não fervido) num frasco de boca larga de l litro com tampa hermética (1/4 do espaço é reservado para o ar);
- Colocar 150g do cogumelo de kefir junto do leite. O cogumelo não pode ir à geladeira porque morre.
- Deixá-lo fermentar por até 24 horas e coar em seguida com uma peneira o leite (kefirado).
Está pronto para ser utilizado. O kefir coado pode ir para a geladeira, por 2 ou 3 dias. - Colocar novamente o cogumelo do kefir no mesmo frasco, limpo e seco com a mesma quantidade de leite. Fazer isto todos os dias. Nunca deixar o cogumelo mais de 48 horas no mesmo leite.
- No verão, pode-se lavar o cogumelo a cada 15 dias com água tépida (morna), já no inverno pode fazê-lo a cada 30 dias, nunca use água fria.
- No Verão deve colocar o frasco em lugar fresco e no Inverno deve resguardá-lo do frio.
Conservar o kefir sempre no leite à temperatura ambiente. O leite frio mata o cogumelo.
O COGUMELO NÃO PODE IR PARA A GELADEIRA ENQUANTO FERMENTA.
- O creme, esse sim, pode ir por até três dias.
- Pode-se consumir sem açúcar, mas também pode-se usar açúcar mascavo, mel, frutas, castanhas, nozes, avelãs e linhaça trituradas, além de essências de diversos sabores que há no mercado.
- Pode ser tomado pela manhã e à noite diariamente.
- Pode substituir uma refeição pois é muito nutritivo.
- Delicioso quando adicionado a salada de frutas.
- Pode também consumir com bolachas, neston, compotas, chocolate, etc..
Alguns efeitos adversos foram observados, tais como:
Poucas pessoas têm uma reação inicial, semelhante a cãibras no estômago, podem variar de leves para diarreia, e até vômito – podem ser atribuídas a mudanças da microflora intestinal devido aos novos organismos introduzidos ao ingerir o kefir.
Na maioria dos casos, as pessoas melhoram depois de um curto período. Iniciar com quantidades pequenas de kefir, por exemplo, umas colheres de sopa de kefir diariamente, e depois aumentar.
Como o kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida poderá enfraquecer o esmalte dos dentes, contudo deve-se ter, a seguir, os cuidados habituais com os dentes.