15 de novembro de 2019
Home / Mundo Vegetariano / Quais os tipos de Vegetariano

Quais os tipos de Vegetariano

Descobrindo o vegetarianismo e suas denominações

A palavra vegetariano vem do latim Vegetus que significa, forte, vigoroso, saudável. Veg. é apelido resumido de vegetariano; costuma incluir os veganos.

O vegetarianismo é a prática de não comer carnes: (aves, boi, peixes, frutos do mar, etc.), nem seus derivados como: (bacon, salsicha, presunto, salame, etc.), com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetariano não come nada que implique em tirar a vida de um animal, porém nem todo vegetariano deixa a carne totalmente de fora do cardápio. Entre os adeptos do vegetarianismo, há desde os mais flexíveis até os mais radicais, são eles:

Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui em sua alimentação, ovos, leite e derivados, como: (queijos, iogurtes, etc.). Esta é a forma mais “popular” de vegetarianismo.

Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).

Flexitariano: não consome carne vermelha, consome ovos, leite e derivados, frango e peixes esporadicamente.

Vegetariano: não consome nenhum alimento ou ingrediente de origem animal.

Vegano: excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal.  Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte, etc.), excluem ovos, mel, gelatina, etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc.

O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio, pois é quase impossível ser 100% vegano, pois nesse caso o vegano não poderia ir ao cinema nem bater fotografias  (porque no filme tem gelatina), não poderia andar de carro ou de ônibus, porque os pneus contêm  produtos de origem animal, muitas vezes os bancos são de couro etc.

Vegetariano estrito: originalmente o mesmo que vegano; agora pode significar vegano ou vegetariano.

Crudívoro: o crudivorismo admite apenas a ingestão de alimentos crus.

Frugívoro (ou frutívoro ou frutariano): sistema alimentar que admite apenas o consumo de frutas na alimentação.

Freegano: o freegano (uma corruptela deliberada da palavra vegano) come aquilo que encontra no lixo. Apesar de os freeganos serem mais radicais que os veganos ao se recusarem a comprar qualquer tipo de alimento, eles também são mais flexíveis, já que não têm objeções éticas a comer produtos animais que foram jogados fora. Eles querem evitar dar dinheiro aqueles que exploram os animais. Uma vez que um produto foi descartado, não faz diferença para o produtor se o alimento é consumido ou incinerado. Alguns freeganos continuam não gostando da idéia de comer um cadáver e – apesar de estarem dispostos a comer alimentos de latas de lixo – eles são bem informados sobre a contaminação fecal na carne e compreendem os riscos à saúde envolvidos em comer qualquer coisa que tenha passado por um abatedouro.

Qual vegetariano você é?

Sobre Gisele Del Giudice

Gisele Del Giudice

Verifique, outras opções.

Bardana, você sabe o que é?

Descobrindo o que é Bardana! Você sabe o que é bardana? Garanto que a maioria …

Deixe uma resposta