18 de setembro de 2019
Home / Mundo Vegetariano / Como extrair a carne da Jaca?

Como extrair a carne da Jaca?

Tudo o que você precisa saber pra extrair a “carne” da Jaca!

Para quem nunca teve contato com uma jaca, primeiramente é importante saber que ela possui uma cola infernal que gruda em tudo o que encostar, (facas, pratos, esponjas) e principalmente nas mãos! Isso acontece, pois, a jaca deverá estar verde, só assim o resultado será o esperado, ela estando verde,  libera uma enzima, parecido com um leite que se torna uma cola bem pegajosa.

Mas, não é por conta da cola grudenta, que você vai deixar de comer uma deliciosa “carne” de jaca, não é mesmo? Por isso, quando for manuseá-la, passe bastante óleo nas mãos e na faca para não grudar.

Vamos lá então! Lave sua jaca com uma escovinha, tipo essas de esfregar roupa, pois a casca é dura, áspera e com uns espinhozinhos, mas não se preocupe, ela não espeta nem fura. Tire a possível terra e sujeira que possa ter, com um pouco de sabão de coco e enxague bem.

Em seguida, corte a jaca em rodelas, com uns três dedos de espessura, depois corte essa rodela em quatro pedaços menores, lavando cada um deles, para retirar um pouco da cola grudenta.

Disponha estes pedaços em uma panela de pressão, cubra com água e coloque para cozinhar, quando a panela começar a chiar, conte mais 15 minutos e desligue. Escorra a água e espere esfriar.

Depois de frio, comece a desfiar, se assemelha muito com o desfiar do peito do frango, mas não é o pobre bichinho! Ainda bem, né?

Você precisará repetir o processo de cozimento por algumas vezes, dependendo do tamanho da sua jaca e também da sua panela de pressão. Recomendo, não encher sua panela até a borda com os pedaços de jaca, pois, o certo da panela de pressão é colocar os alimentos até a metade. Se a jaca ficou muito mole na primeira vez, na próxima reduza um pouco o tempo de cozimento.

Infelizmente, boa parte da jaca irá para o lixo, como a casca e a parte que envolve as sementes, porém, você pode reaproveitar essas sementes em saladas, arroz ou farofas, pois, cozidas, elas se parecem muito com o pinhão. Além de cozidas,  as sementes podem ser torradas também.

Assim, a “carne” de jaca estará pronta para você temperar, criar e preparar da forma como deseja!

Veja aqui uma receita muito legal de Penne com carne de Jaca ao molho vermelho.

Dica: Depois de desfiada, guarde a “carne” de jaca bem fechadinha na geladeira por até 3 dias ou no freezer por até 2 meses.

Sobre Gisele Del Giudice

Gisele Del Giudice

Verifique, outras opções.

Vegetarianismo e espiritualismo

Vegetarianismo e Espiritualismo! Essa semana eu pensava em um tema para escrever aqui no Orvalho …

Deixe uma resposta