14 de dezembro de 2019
Home / Dicas / Biomassa de Banana Verde

Biomassa de Banana Verde

Biomassa de Banana Verde, a verdinha com vários benefícios.

A Biomassa de Banana Verde é considerado um alimento funcional, de performance nutricional expressiva, seja em sua forma Integral (polpa+casca) ou somente a polpa, está cada vez mais presente à mesa dos consumidores que buscam alternativas mais saudáveis e mudança no comportamento alimentar, visando mais saúde por meio da alimentação.

Além de contribuir para a saúde do intestino, a banana verde exerce outros efeitos benéficos ao organismo, pois é um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua digestão e absorção são mais lentas. Com isso, a quantidade de glicose liberada no sangue ocorre gradativamente, mantendo os níveis no sangue controlados, contribuindo então, para a prevenção do desenvolvimento de diabetes.

Alimento Funcional

A banana verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida ainda verde, apresenta alto conteúdo de amido resistente, presente na polpa da fruta. O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar, pois não é digerido e absorvido no intestino delgado, sendo fermentado somente no intestino grosso, onde favorece a proliferação de bactérias benéficas para o nosso intestino (ação simbiótica), além de manter a integridade da mucosa intestinal responsável pela absorção adequada dos nutrientes e pela barreira da entrada de substâncias maléficas.

Desta forma, o consumo de banana verde auxilia no trânsito intestinal adequado, atuando na prevenção e tratamento de quadros de diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

Prevenção do acúmulo de gordura corporal

A banana verde auxilia ainda na prevenção do acúmulo de gordura corporal, uma vez que permite menor ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Há ainda estudos que indicam o consumo de amido resistente para redução do colesterol sanguíneo (dislipidemias), pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares.

Assim, a banana verde pode ter importante função preventiva no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Também de acordo com estudos, cozinhar a banana na pressão, com casca, em água e com refrigeração posterior, ajuda a preservar a quantidade de amido resistente deste alimento, fato este atribuído principalmente pela permanência da casca no momento da cocção.

Farinha de Banana Verde

Já a farinha de banana verde, produto este obtido a partir da biomassa do fruto, mostrou-se fonte alimentar de alguns minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, como cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e vitamina C, quantidades razoáveis de vitamina A, B1 e B2 e traços de cobre, manganês e sódio.

Além de todos os benefícios apontados acima, a biomassa de banana verde tem sido mencionada em pesquisas como uma grande alternativa para os portadores de doença celíaca (intolerantes ao glúten) no preparo de receitas, utilizando a farinha de banana verde pura ou associada com outras farinhas livres de glúten, em substituição à farinha de trigo. Em todas as amostras, tiveram ótima aceitabilidade entre portadores de doença celíaca e não portadores, em comparação com massas convencionais.

Além disso, a massa preparada com banana verde obteve uma redução de mais de 98% dos teores de gorduras, em relação às convencionais. Os autores destacam a importância do desenvolvimento de produtos à base de banana verde pura ou associada como fator de maior disponibilidade aos celíacos, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

O preparo da Biomassa é simples, pode ser feito em casa e podem ser utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, é possível adicionar em sucos de frutas e vitaminas.

Sobre Gisele Del Giudice

Gisele Del Giudice

Verifique, outras opções.

Kefir? Uma bebida saudável e deliciosa!

Kefir de leite, bebida saudável e deliciosa! O que é kefir? É um probiótico que …

Deixe uma resposta