21 de outubro de 2019
Home / Mundo Vegetariano / A grande fruta chamada Jaca

A grande fruta chamada Jaca

Todo o poder da enorme fruta chamada Jaca!

A Jaca é uma fruta doce e deliciosa, que cresce em árvore e é considerada uma espécie nativa no sul e sudoeste da Ásia, mas se acredita que na verdade é originária da Índia. A Jaca atualmente é cultivada e se desenvolve espontaneamente, em vários países tropicais e em diversas partes do mundo, assim como no Brasil.

Geralmente é consumida em estado in natura, contudo é freqüentemente transformada em doces e geleias caseiras. Também é consumida cozida, e por ter aspecto de carne de frango quando cozida e desfiada, é muito utilizada como substituto vegetariano à carne de frango, porém, o sabor em nada se parece com frango, na verdade tem um sabor muito próximo ao palmito. As sementes também podem ser consumidas depois de assadas ou cozidas, possuindo sabor semelhante ao pinhão. Na Índia sua polpa é fermentada e transformada num tipo de aguardente.

– Propriedades e Benefícios nutricionais da Jaca:

  • Rica em fibras, é excelente para pessoas com problemas intestinais.
  • Possui grande quantidade de cálcio, essencial para os dentes e ossos, por isso, é recomendado que crianças também consumam jaca, já que estão em processo de formação.
  • É rica em carboidratos e minerais como, fósforo, iodo, cobre, potássio, sódio e ferro.
  • Possui boa quantidade das vitaminas: A, B1, B2, B3, B5, B6 e C.
  • É uma boa fonte de potássio, que mantém fluido e nível de eletrólito em equilíbrio.
  • É rica em fitonutrientes e antioxidantes que ajudam a combater o câncer, a degeneração celular, o envelhecimento e doenças degenerativas.
  • Ainda por ser rica em antioxidantes também aumentam a visão e protege contra catarata e degeneração macular.
  • É uma boa fonte de calorias, contém alta quantidade de carboidratos e calorias que fornece energia instantaneamente, mas não contêm colesterol ou gorduras saturadas.

– Propriedades medicinais da Jaca:

  • Antiasmática
  • Antidiarréica
  • Antitussica
  • Cicatrizante
  • Diurética

– Benefícios da Jaca para Imunidade: Jaca contém uma excelente fonte de vitamina C e junto com os antioxidantes aumentam a função do sistema imunológico. Ela tem grandes benefícios para o sistema imunologico que proteger contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe. A vitamina C, também aumenta a função do sistema imunitário para proteger de infecções.

– Benefícios da Jaca para energia: Jaca contém alta quantidade de carboidratos e calorias. Ela também contém uma boa quantidade de açúcar simples, como frutose e sacarose, assim, fornece um impulso rápido de energia. Também não tem nenhum teor de colesterol, assim, faz com que a jaca seja mais seguro e um exemplo de alimento saudável.

– Benefícios da Jaca para Proteger do Câncer : Jaca é uma fonte rica de antioxidantes, fitonutrientes e flavonóides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. A Jaca contém alta quantidade de antioxidantes que protege contra os radicais livres de oxigênio. Os radicais livres são produzidos devido ao estresse oxidativo. Estes radicais livres provoca danos do ADN da célula e se torna a célula normal numa célula cancerosa. Mas antioxidantes neutralizam esses radicais livres e age como um escudo para proteger o DNA dos radicais livres. Jaca protege de cólon, pulmão e câncer de cavidade oral.

– Benefícios da Jaca para Manter a pressão arterial: Jaca contém boa quantidade de potássio, que é necessário para manter o nível de sódio baixo. Também com a alta de potássio é necessário para manter o nível de fluido ou seja, para o equilíbrio eletrolítico. Assim, ajuda a baixar a pressão arterial e reduz o risco de derrame e ataque cardíaco.

– Benefícios da Jaca para Melhorar a digestão: Jaca contém boa quantidade de fibras dietéticas que torna laxante granel. Assim, melhora a digestão e previne a constipação.

– Benefícios da Jaca para Cancro do cólon: Jaca contém gorduras alimentares que ajudam a limpar as toxinas do cólon. Assim, reduz os efeitos das toxinas do cólon e protege contra o cancro do cólon.

– Benefícios da Jaca para Saúde dos Olhos: Jaca contém vitamina A, um nutriente importante para a saúde dos olhos. Ele aumenta a visão dos olhos e protege contra os radicais livres. Como é uma fonte rica de outros antioxidantes, é altamente eficaz para evitar a degeneração da retina. Então jaca protege de catarata e degeneração macular.

– Benefícios da Jaca para Saúde da Pele e Envelhecimento: O envelhecimento é causado ao fator natural como o aumento da idade, mas, devido à poluição, radiação Ultra Violeta e a fumaça o processo de envelhecimento tem sido mais rápido do que o natural. A principal causa do envelhecimento é os radical livre produzido em nosso corpo devido ao estresse oxidativo, causado devido a alta à poluição, porém, antioxidantes provaram destruir esses radicais livres para retardar o processo de envelhecimento. Também foi comprovado, que as pessoas que comem alimentos ricos em antioxidantes têm efeito de retardar o envelhecimento natural. Então jaca prova ser melhor alimento para retardar o processo de envelhecimento. Comer jaca também mantém o nível de hidratação da pele alto e protege de doenças de pele.

– Benefícios da Jaca para Asma: Já foi aprovada o quanto é benéfica para pacientes com asma.

– Benefícios da Jaca para Saúde óssea: Jaca contém alta quantidade de cálcio, que fortalece e promove a saúde dos ossos, por ser rica de cálcio, é um excelente alimento para prevenir a osteoporose. Níveis elevados de potássio diminui a perda de cálcio através do rim. Por isso, aumenta a densidade de cálcio nos ossos e fortalece.

Diante de todos os valores nutricionais e todos os seus benefícios, pense com mais carinho sobre a jaca e inclua esta fruta em seu cardápio – seja “in natura” ou por meio de doces e geleias, agora que descobriu que vale muito a pena. Se tiver filhos, inclua na alimentação deles também!.

Sobre Gisele Del Giudice

Gisele Del Giudice

Verifique, outras opções.

Vegetarianismo e espiritualismo

Vegetarianismo e Espiritualismo! Essa semana eu pensava em um tema para escrever aqui no Orvalho …

Deixe uma resposta